Introdução
Em 12 de outubro de 2025, o novo Sistema de Entrada/Saída (EES) da UE mudará significativamente a entrada de viajantes do Reino Unido na Europa. Especificamente, isso afetará os passageiros pelo Porto de Dover, pelo Eurotúnel e pelo Eurostar.
O que é o EES e por que agora?
Com o tempo, o EES substituirá os carimbos manuais de passaporte por verificações biométricas. Em especial, o sistema registrará as impressões digitais e as imagens faciais de viajantes de fora da UE que entrarem no espaço Schengen.
É importante ressaltar que o sistema visa fortalecer a segurança nas fronteiras e rastrear as estadias com mais precisão. Além disso, ele abrange viajantes de mais de 60 países não pertencentes à UE, incluindo o Reino Unido.
A Comissão Europeia estima que cerca de 280 milhões de passagens de fronteira por ano em breve exigirão o registro no EES. Consequentemente, os viajantes devem esperar tempos de processamento mais longos no início. Enquanto isso, a implementação completa em todos os portos e estações está prevista para 10 de abril de 2026.
Dover: Implementação escalonada do EES
Em Dover, os ônibus enfrentarão verificações do EES a partir de 12 de outubro. Em particular, os passageiros devem desembarcar, usar os quiosques de autorregistro em uma nova zona de processamento e, em seguida, embarcar novamente. No total, esse processo envolve 12 quiosques dedicados aos passageiros de ônibus.
Enquanto isso, os passageiros de carro seguirão a partir de 1º de novembro, com 72 quiosques prontos para o tráfego de veículos. Notavelmente, as autoridades de Dover podem suspender temporariamente os controles para evitar atrasos excessivos. No entanto, as autoridades alertam para a possibilidade de atrasos durante o pico de viagens.
Eurotúnel: Ônibus e frete primeiro
Da mesma forma, o Eurotunnel iniciará as verificações do EES para ônibus e veículos de carga em 12 de outubro. Por outro lado, os passageiros de automóveis seguirão semanas depois. No entanto, a operadora Getlink não confirmou uma data exata para o lançamento dos carros.
No entanto, os controles do local – onde ocorrem verificações da fronteira francesa antes do embarque – permanecem em vigor. No entanto, o EES acrescenta uma nova etapa biométrica. Portanto, os viajantes que usam o Eurotúnel devem esperar verificações em camadas que podem aumentar o tempo de embarque.
“Quando o veículo chega ao terminal, todos os passageiros, independentemente do status, fazem o check-in no quiosque”, disse um porta-voz. “Se forem identificados como cidadãos da UE, o veículo continuará sua viagem sem entrar na área de dados biométricos do EES.”
Implementação confiante do EES em St. Pancras
Enquanto isso, a Eurostar confirmou que está totalmente preparada para o lançamento do EES. A empresa insiste que não haverá filas em St Pancras. É importante ressaltar que o registro do EES ocorrerá antes do embarque. Portanto, essa estratégia deve evitar o congestionamento na chegada.
“Estamos trabalhando lado a lado com nossos colegas de fronteira para garantir que façamos isso de forma muito controlada e comedida, ajudando nossos clientes em cada etapa do caminho e garantindo que não haja filas como resultado”, disse o diretor de segurança e estações da Eurostar, Simon Lejeune, falando à PA Media.
Implicações mais amplas do EES
Em todos os três hubs, os investimentos em infraestrutura visam reduzir as interrupções. Por exemplo, Dover construiu centros de processamento, enquanto o Eurotunnel atualizou os quiosques. Por outro lado, o Eurostar expandiu os sistemas de check-in. No entanto, as autoridades admitem que ainda podem ocorrer atrasos na transição do EES.
Portanto, os passageiros devem reservar um tempo extra para a viagem. Os passageiros de ônibus e carro enfrentam os maiores ajustes, enquanto os passageiros do Eurostar podem se beneficiar de procedimentos mais tranquilos. Além disso, os viajantes devem se manter atualizados à medida que a implantação em fases avança em direção a abril de 2026.
Foto de Frederic Köberl no Semplash